sexta-feira, 18 de julho de 2014

ESCAVAÇÕES NA ALCÁÇOVA DE MÉRTOLA

O desenvolvimento da arqueologia em Mértola e as ações ligadas à valorização e divulgação patrimonial sempre tiveram bem presente a necessidade do envolvimento da comunidade local, aliados a um trabalho especializado e de excelência, em que a formação e a experiência são palavras chave. Neste âmbito, e dentro desta linha de investigação, divulgação e valorização patrimonial iniciou no dia 7 de julho e prolonga-se até 1 de agosto, a campanha de escavação na Alcáçova de Mértola, uma organização conjunta da Câmara Municipal e do Campo Arqueológico de Mértola, assumindo este último a responsabilidade científica.
Esta campanha pretende dar seguimento às intervenções dos anos anteriores de forma a permitir um maior conhecimento do bairro islâmico da alcáçova, mais concretamente dos seus eixos viários. Este ano, a título experimental, pretende-se também aplicar novas metodologias de recolha e acondicionamento de materiais metálicos, que permitam estabelecer relações comparativas, em termos de conservação, com objetos exumados em anos anteriores.
À semelhança dos anos anteriores esta campanha de escavações conta com a participação de voluntários vindos de diversas instituições de ensino de Portugal, Espanha e da Tunísia. Conta também com a participação de alguns jovens mertolenses que tomam assim o seu primeiro contacto com a arqueologia, integrados numa equipa multidisciplinar.






Sem comentários:

Enviar um comentário